CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS
UNIDADE: TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA
ATIVIDADE: 1.2 - DEBATE
TURMA: ITAÚ
TUTORA: KALIANDRA MARIA DA CONCEIÇÃO DE FREITAS MOTA
CURSISTAS: ELIÚDSON ALVES DE LIMA
Quem sou como professor e aprendiz
Há muito tempo vem se tentando transformar a escola, ou seja, a forma de ensinar e aprender. As novas tecnologias associadas a uma nova metodologia vieram para enriquecer a aquisição de conhecimento. Muito se tem falado, mas concretamente, vem chegando computadores, projetores multimídias (Datashow), tele aulas, DVDs, laptops, wireless, mídias interativas e pouco a pouco se abre espaço para o professor se familiarizar com elas.
Eis o que fazemos aqui:
Dispostos a construir uma cultura tecnológica, uma nova cultura de aprendizagem que fale e se aproxime de nossos alunos que já nascem interagindo com essa diversidade digital, repensando a metodologia de ensino, estamos enfrentando, na verdade, um grande desafio de gerar conhecimento.
Os laboratórios de informática tem o papel de auxiliar na aprendizagem, possibilitando a interdisciplinaridade, uma maior integração entre o corpo docente entre si e o discente. Interagir tecnologia e conteúdo, montando uma rede com os colegas têm por objetivo uma nova forma de produzir conhecimento científico.
O papel do professor é o de ajudar na construção de um olhar mais crítico, possibilitar leituras diversas que conduzam uma informação tão desorganizada e difusa oferecida pela net, para uma leitura significativa, formando um leitor com novas competências cognitivas.
Em suma, o acesso às tecnologias tem como sentido a criação de aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos. Apropriar-se de novas formas de ensinar/aprender e de relacionar-se com o conhecimento é nossa meta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário