CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs
UNIDADE: INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA
ATIVIDADE: 2.12 – REFLEXÕES
TURMA: ITAÚ
TUTORA: KALIANDRA MARIA DA CONCEIÇÃO DE FREITAS MOTA
CURSISTAS: ELIÚDSON ALVES DE LIMA
DIFICULDADES E APRENDIZAGENS
O objetivo deste artigo é enfatizar as dificuldades de se trabalhar com o uso da tecnologia na escola, referindo especialmente aos educadores educacionais, pois alguns professores não dominam a informática e não fazem o bom uso da tecnologia em sua profissão. De acordo com os pesquisadores Pozo (2008) e Nóvoa (2009), nós vivemos em uma sociedade da exigência social, e precisamos transformar essa sociedade do conhecimento e para isto acontecer é preciso investir buscar formação e informação e cabe ao educador proporcionar aos alunos conhecimentos inovadores. A tecnologia na educação requer um olhar mais abrangente por parte dos educadores, assim, envolvendo novas formas de ensinar, aprender e desenvolver o currículo condizente com a sociedade tecnológica, a qual se caracteriza pela integração, complexidade e convivência com a diversidade de linguagens e formas de representar o conhecimento.
As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las. E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico (Dowbor, L., 2001).
Diante dos estudos realizados no decorrer desta unidade e da realidade vivenciada em sala de aula percebi que a maioria de nós, professores, tem dificuldade em lidar com o uso da tecnologia na escola, muitas vezes, deixando de elaborar uma aula com o recurso tecnológico pelo fato de não ter entrosamento com a tal tecnologia e, porque não dizer, com o computador e outros recursos eletrônicos.
A dimensão do uso de tecnologia em distintos ramos de atividades nos coloca frente a vertiginosas mudanças na cultura, na sociedade, na economia e, principalmente, na educação em especial, frente aos avanços da era da ciência e de conhecimentos que precisamos incorporar para lidar em sala de aula com diferentes instrumentos e ferramentas tecnológicas. Isto tudo exige dos educadores a constante busca por aprender, produzir e gerir conhecimentos e desenvolver diferentes modos de buscar informações atualizadas para nos comunicarmos, ensinar e criar melhores condições de aprendizagem para nossos alunos. Este é o caminho e a marca dos novos tempos.
A sociedade chamada por alguns pensadores de sociedade da tecnologia, por outros, de sociedade do conhecimento ou ainda sociedade da aprendizagem, caracteriza-se pela rapidez e abrangência de informações. A realidade do mundo atual requer um novo perfil de profissional e cidadão que coloca para a escola novos desafios. No bojo das mudanças tecnológicas, culturais e científicas não há como prever quais serão os conhecimentos necessários para viver em sociedade e inserir-se no mundo do trabalho daqui alguns anos.
O proposto no estudo desta unidade é discutir a dificuldade de aprendizagem da tecnologia do professor na escola. O mesmo precisará se dar conta da interatividade tecnológica e da mudança fundamental do esquema clássico da comunicação, ficando explícito que a dificuldade de aprendizagem com o uso tecnológico só existe, se o professor ficar cômodo, e se não ir a busca do novo, refazendo seu currículo, construindo mudanças no planejamento da sua aula, deixando de fazer uso de novos instrumentos de ensino.
O educador não pode deixar de lado os recursos que a escola oferece, tais como; a biblioteca, a sala de laboratório de informática, a quadra de esporte etc. No dia-a-dia, muito se tem para motivar e deixar sua aula mais prazerosa e alegre.
No entanto, o professor deverá participar constantemente de cursos de formações, buscando informações adequadas para diversificar a sua aula, lendo revistas, jornais, sempre manter atualizado, deixar de lado a resistência, sendo mais flexíveis e ousados.
Nós educadores temos que investir na nossa profissão, temos que acreditar no potencial da aprendizagem pessoal, na capacidade de evoluir, de interagir nas novas experiências, do seu cotidiano, ao mesmo tempo compreendermos e aceitarmos nossos limites, nosso jeito de ser, nossa história pessoal. Ao educar, tornamos visíveis nossos valores, atitudes, ideias, emoções.
Pensando assim, o professor será um eterno aprendiz, e não pode parar, deve estar em constante aprendizado, principalmente neste item professor-aluno, pois, nesta troca de ideias é possível aumentar o conhecimento sistematizado. Não perdendo o nosso papel motivador, estimulador e flexível.
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