CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs
UNIDADE: INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA
ATIVIDADE: 2.8 – PROJETO DE TRABALHO
TURMA: ITAÚ
TUTORA: KALIANDRA MARIA DA CONCEIÇÃO DE FREITAS MOTA
CURSISTAS: ELIÚDSON ALVES DE LIMA e EDUARDO ALVES DE LIMA
PROJETO DE TRABALHO
Bloco de Conteúdo
Ciências
Conteúdo
SOLO
SOLO
Apresentação
A informática também pode ser utilizada como recurso didático. O uso de computadores pode contribuir para a aprendizagem dos alunos, desde que bem utilizado. Quando os alunos têm a oportunidade de acessar os recursos de aprendizagem da internet, passam a ter participação ativa na construção do conhecimento, sendo responsáveis pelo próprio aprendizado. Ao acessar bibliotecas virtuais, em alguns casos, podem interagir com alunos de todo o mundo e com pessoas de todas as idades e com diferentes níveis de conhecimentos. Para que os estudantes possam explorar os recursos da internet, é preciso que o professor estimule o processo de exploração e que gerencie as informações que, utilizadas adequadamente, podem auxiliar na aprendizagem.
Sabendo do interesse dos alunos em trabalhar em ambientes informatizados e utilizar os recursos que a internet oferece, é que elaboramos o presente trabalho, com vista, na aprendizagem dos mesmos.
Justificativa
Para utilizar o laboratório de informática como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem optamos pelo tema SOLO.
Diante do cenário atual, em que o mundo sofre problemas decorrentes da alimentação inadequada (carência ou excesso de nutrientes), entendemos que a perspectiva de uma boa alimentação consiste inicialmente na conscientização da qualidade de vida a partir de uma alimentação adequada às necessidades do corpo, tendo sua origem no manuseio do SOLO.
O estudo científico do SOLO, a aquisição e disseminação de informações sobre o papel que o mesmo exerce, e sua importância na vida do homem, são condições primordiais para sua proteção e conservação, e a garantia da manutenção de um ambiente sadio e sustentável.
Objetivos
- Entrar em contato com textos informativos;
- Aprender procedimentos de leitura de imagens para buscar informações;
- Usar alguns recursos do computador;
- Entender como ocorre a formação do SOLO;
- Conhecer algumas características do SOLO, como cor, textura, porosidade e permeabilidade;
- Perceber os diferentes componentes do SOLO;
- Identificar os diferentes tipos de SOLO;
- Entender algumas técnicas agrícolas utilizadas para melhorar a fertilidade do SOLO;
- Entender o que é erosão e como evita-la;
- Conhecer alguns problemas de saúde causados pelo contato com SOLO contaminado;
- Analisar como a ação social modifica as características do SOLO.
Conteúdos
- Texto informativo;
- SOLO;
- Procedimento de pesquisa em fontes diversas;
- Construção de familiaridade com o computador;
- Estudando o SOLO;
- O SOLO e as práticas agrícolas;
- Degradação do SOLO;
- SOLO e saúde.
Ano
6º “A”
Tempo estimado
Três aulas.
Material necessário
- Computador com aceso à Internet e um editor de textos;
- Impressora;
- Livro-didático Projeto Radix, Editora Scipione, 6º Ano;
- Cadernos e canetas para registro.
Desenvolvimento
1ª ETAPA Em sala de aula, apresente o conteúdo do livro-didático e questione o que os alunos sabem sobre SOLO. Convide-os a descobrir detalhes sobre SOLO usando o computador. Comporte-se como um modelo para eles: ao ligar a máquina e conectá-la à internet, verbalize os procedimentos. Elabore um cartaz com o que eles já sabem sobre SOLO e outro com o que desejam descobrir, fazendo o papel de escriba.
2ª ETAPA Para incentivar a aprendizagem, leve os alunos ao Laboratório de Informática da Escola, para fazerem uma pesquisa sobre SOLO. Explique que o objetivo principal do trabalho é comparar as informações do livro-didático com o que se encontra na internet. Organize uma pauta de pesquisa. Apresente os materiais para a turma pesquisar informações a respeito do SOLO. Fale sobre como consultar a internet também. Organize grupos para que cada um trabalhe com uma fonte. Apresente o site de pesquisa Google (www.google.com.br). Explique o que pode ser feito e como digitar no campo da busca a palavra SOLO. Privilegie o uso de imagens e mapas, recursos importantes para a compreensão deste conteúdo. Questione a necessidade de imprimir tudo o que for descoberto e a validade de salvar os endereços para acessá-los depois. Proponha o rodizio dos grupos para que todos tenham contato com as fontes. Organize uma roda para socializar as descobertas.
3ª ETAPA Oriente os alunos a criar um texto com o que foi aprendido. Sugira usar o computador para digitá-lo, com as observações, imagens, desenhos, anotações e, escrever legendas para as fotos, por exemplo.
Avaliação
Analise os conhecimentos adquiridos pelos alunos sobre o SOLO e como eles passaram a lidar com o computador. É importante que tenham desenvolvido autonomia para identificar ícones para acessar a internet e pesquisar em site. Com base na análise dos registros da pesquisa na internet (desenhos, anotações e tabelas), observe o entendimento dos conceitos estudados. Verifique se as eventuais diferenças entre o livro-didático e o pesquisado foram relacionadas pela turma à ação humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário