CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS
UNIDADE: TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA
ATIVIDADE: 1.5 – APRENDIZAGENS CONQUISTADAS
TURMA: ITAÚ
TUTORA: KALIANDRA MARIA DA CONCEIÇÃO DE FREITAS MOTA
CURSISTAS: ELIÚDSON ALVES DE LIMA
O papel do professor:
Sintetizando as aprendizagens conquistadas até o momento.
A evolução tecnológica na sociedade está num ritmo acelerado. Tão acelerado que as escolas não conseguem evoluir na mesma velocidade. Enquanto que os alunos estão utilizando e até mesmo criando tecnologias o sistema de ensino está inserindo as tecnologias na escola e pensando em como o professor vai utilizá-la.
Vendo esse atraso que a escola sofre é quase impossível o aluno sentir motivação em frequentar uma escola todos os dias com atividades iguais e rotineiras. O aluno simplesmente vai a escola por obrigação, enquanto deveria estar frequentando um espaço que se instiga o desenvolvimento do intelecto para poder entrar no mercado de trabalho preparado, podendo resolver os principais problemas que irá encontrar na vida profissional.
O professor como agente de ensino não consegue criar ou utilizar metodologias que abrangem todo o aparato tecnológico que os alunos têm acesso. Claro que muitos estão a margem de tudo isso, mas se a escola estivesse desenvolvida da mesma forma que a sociedade como um todo esses também, estariam incluído nos mesmos moldes.
A inovação tecnológica ocorre de forma inversa. Há alguns tempos atrás a escola era o centro de informações que as crianças tinham, até os próprios pais, hoje tudo chega antes na sociedade, casa e mercado de trabalho, para depois chegar a escola. Neste processo o professor fica excluído e o aluno indo todos os dias a escola sendo "instruído" com métodos tradicionais que nada contribuem para sua evolução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário