terça-feira, 10 de maio de 2011

ATIVIDADE 1.6

CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS

UNIDADE: TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA

ATIVIDADE: 1.6 – FÓRUM

TURMA: ITAÚ

TUTORA: KALIANDRA MARIA DA CONCEIÇÃO DE FREITAS MOTA

CURSISTAS: ELIÚDSON ALVES DE LIMA


WEB QUEST

A metodologia de trabalho denominada Web Quest foi proposta pelo professor Bernie Dodge, da San Diego State University (EUA), em 1995.
A Web Quest é uma atividade didática para os ensinos Fundamental, Médio e Superior para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informação na Rede. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade.
O principal objetivo da Web Quest é desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a idade dos alunos. Contudo, é importante ressaltar que apresenta melhores resultados se realizada em grupos.
Pelas WebQuests, propõem-se aos alunos a resolução de um determinado problema e, ao finalizar a tarefa, eles expõem de algum modo suas conclusões. Os estudantes simulam um papel, por exemplo, ser jornalista para investigar a crise energética que afeta uma região.
Desse modo, as Web Quests utilizam problemas ou situações do mundo real e tarefas autênticas para despertar o interesse dos alunos. Sua base teórica é construtivista, o que permite aos alunos transformar a informação e compreendê-la. Suas estratégias de aprendizagem colaborativa ajudam os estudantes a desenvolver habilidades e a contribuir com o produto final do grupo, que pode ser uma produção escrita, oral ou eletrônica, uma obra teatral, um jornal escolar e um material de divulgação, entre outros.
Podemos distinguir seis elementos em uma Web Quest:
1.  Introdução: apresenta as informações básicas aos alunos, orientando-os sobre o que vão encontrar na atividade proposta.
2.  Tarefa: descreve o que os alunos deverão elaborar ao finalizar o trabalho.
3.  Processo: especifica os passos que os alunos devem fazer para concretização da tarefa.
4.  Recursos: disponibiliza aos alunos uma lista de sites Web a serem consultados para a realização do trabalho.
5.  Avaliação: nessa parte, são explicados os critérios que serão utilizados na avaliação do trabalho.
6.  Conclusão: corresponde à finalização da atividade. Apresenta um resumo que leva à reflexão da atividade para reconhecer o que foi aprendido.

Referência:http://www.educarede.org.br/. Acessado em: 12/04/2011

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