CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs
UNIDADE: INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA
ATIVIDADE: 2.6 e 2.7 – RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA PEDAGÓGICA
TURMA: ITAÚ
TUTORA: KALIANDRA MARIA DA CONCEIÇÃO DE FREITAS MOTA
CURSISTA: ELIÚDSON ALVES DE LIMA e EDUARDO ALVES DE LIMA
O experimento na construção de textos a partir do uso de mídias
O presente experimento foi desenvolvido em uma escola pública de ensino fundamental, de Itaú, RN – Escola Municipal Professor José Porto de Queiroz, com a turma do 6º Ano “A”, num total de 31 alunos, participando diretamente do experimento.
O estudo contou com a colaboração do professor de Ciências da escola, Prof. Eliúdson Alves de Lima, que se dispôs a implantar o experimento de produção de textos centrados na montagem e execução pelos próprios alunos.
As atividades tiveram início com a escolha do tema SOLO – escolhido por ser o assunto estudado em sala de aula –, seguidas da definição de estratégias para o desenvolvimento de material didático. Com a participação do professor, no papel de mediador na construção do conteúdo, foram estabelecidos os objetivos, de modo que, a seu modo, cada aluno pudesse desenvolver seu próprio texto, como requisito de avaliação.
O cronograma, as estratégias e a metodologia para a montagem dos textos foram estipulados na seguinte sequência: (a) estudo do tema, no livro-didático; (b) exibição de slides sobre o tema, pelo professor, como forma de revisão; (c) pesquisa bibliográfica sobre o tema; (b) coleta de material ilustrativo na Internet tais como figuras, fotos, sons, filmes etc.; (c) montagem do texto, desenvolvendo um esboço do trabalho no papel; (d) produção do texto; (e) apresentação do texto para a classe, na forma de slides, por sugestão professor.
Estabelecido o roteiro, indicada a bibliografia básica e distribuído o tema pelo professor, os alunos se dirigiam à biblioteca e ao laboratório de informática, onde realizavam a pesquisa do assunto e coleta de materiais (textos, filmes, imagens e sons). Paralelamente à pesquisa e à coleta do material, os alunos desenvolveram um esboço do projeto multimídia, desenhando o layout das telas em folhas tipo A4, deveria conter o texto utilizado em cada tela, a explicação dos efeitos visuais e sonoros que seriam acoplados, a definição das imagens, filmes e sons que fariam parte do hipertexto (slide). Após serem revisados pelo professor, os alunos faziam as eventuais alterações solicitadas e partiam para a montagem da aula eletrônica, contando, também nesta fase do trabalho, com o suporte do professor, que acompanhou todas as fases do trabalho.
O laboratório multimídia utilizado pelos alunos é equipado com acesso à Internet, scanner, filmadora, impressora e programas necessários à montagem de hipertextos. Montado o hipertexto, o professor revisava, seguindo-se a apresentação dos trabalhos para toda a classe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário