terça-feira, 31 de maio de 2011

GREVE ESTADUAL

Fátima faz discurso na Câmara em defesa dos servidores em greve

Por: Pedro Filgueira

As greves de servidores públicos no Rio Grande do Norte foram tema de discurso na Câmara Federal na manhã desta quarta-feira (25). A deputada federal Fátima Bezerra levou o assunto ao plenário destacando a inflexibilidade do Governo do Estado em cumprir acordos celebrados com sindicatos nos últimos anos. Outro ponto destacado pela parlamentar foi a situação de instabilidade no Estado com a paralisação de serviços públicos essenciais, como a Educação e a Segurança. Já estão em greve os trabalhadores da Educação, a Polícia Civil, o Detran, os servidores das Centrais do Cidadão, entre outros. Esses movimentos grevistas podem se estender nos próximos dias para outros segmentos como os policiais militares, trabalhadores da Saúde e servidores da administração indireta.
A deputada afirmou que os diversos movimentos têm uma mesma motivação: o descumprimento de acordos celebrados entre os sindicatos dos servidores públicos e o Governo Estadual. “Custou caro para os trabalhadores obterem esses avanços, que estão hoje assegurados em lei e que a atual governadora, Rosalba Ciarlini, resolveu simplesmente desconsiderar. São conquistas históricas que não podem virar pó. Não foi para isso que a população elegeu a atual governadora. Alias, não eram essas as promessas de campanha e os servidores cobram coerência entre o que foi prometido e o que efetivamente vem sendo praticado pelo Governo”, destacou.
Ainda no discurso, Fátima disse no plenário que até o momento, o Governo não apresentou alternativas que possam resultar em negociações aceitáveis para os trabalhadores, que querem voltar ao trabalho, mas não podem aceitar que os avanços conquistados se transformem num enorme retrocesso. Para ela, o que se viu até o momento foi uma postura de ameaças aos servidores, de negativas para a negociação, de ausência de propostas concretas e a responsabilização do Governo anterior. “Não há jeito pior para se começar uma gestão que gerou tanta expectativa junto à população potiguar”, pontuou. “Nosso mandato sempre apoiou as mobilizações dos servidores estaduais ao longo dos anos. Fomos parceiros de muitas lutas e sabemos o que significa para cada trabalhador as conquistas obtidas. Por isso, somos solidários e parceiros, das greves atuais por serem justas e legítimas por buscarem o cumprimento de acordos já firmados e que jamais poderiam ser descumpridos. Mais uma vez reitero que greve e conflito se resolvem pela via do diálogo”, afirmou Fátima.

Repercussão

Repercutem nacionalmente as paralisações dos servidores públicos do RN. O programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo, por exemplo, veiculou reportagem sobre as paralisações. Além disso, no Twitter, a tag #RioGrevedoNorte chegou ao topo dos assuntos mais comentados no País na segunda-feira passada.

Um comentário:

  1. Admiro muito a postura ética e política da Dep. Fatima Bezerra, quem sabe, a nossa futura senadora.

    ResponderExcluir