terça-feira, 10 de maio de 2011

ATIVIDADE 1.5

CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS

UNIDADE: TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA

ATIVIDADE: 1.5 – APRENDIZAGENS CONQUISTADAS

TURMA: ITAÚ

TUTORA: KALIANDRA MARIA DA CONCEIÇÃO DE FREITAS MOTA

CURSISTAS: ELIÚDSON ALVES DE LIMA


O papel do professor:

Sintetizando as aprendizagens conquistadas até o momento.

A evolução tecnológica na sociedade está num ritmo acelerado. Tão acelerado que as escolas não conseguem evoluir na mesma velocidade. Enquanto que os alunos estão utilizando e até mesmo criando tecnologias o sistema de ensino está inserindo as tecnologias na escola e pensando em como o professor vai utilizá-la.
Vendo esse atraso que a escola sofre é quase impossível o aluno sentir motivação em frequentar uma escola todos os dias com atividades iguais e rotineiras. O aluno simplesmente vai a escola por obrigação, enquanto deveria estar frequentando um espaço que se instiga o desenvolvimento do intelecto para poder entrar no mercado de trabalho preparado, podendo resolver os principais problemas que irá encontrar na vida profissional.
O professor como agente de ensino não consegue criar ou utilizar metodologias que abrangem todo o aparato tecnológico que os alunos têm acesso. Claro que muitos estão a margem de tudo isso, mas se a escola estivesse desenvolvida da mesma forma que a sociedade como um todo esses também, estariam incluído nos mesmos moldes.
A inovação tecnológica ocorre de forma inversa. Há alguns tempos atrás a  escola era o centro de informações que as crianças tinham, até os próprios pais, hoje tudo chega antes na sociedade, casa e mercado de trabalho, para depois chegar a escola. Neste processo o professor fica excluído e o aluno indo todos os dias a escola sendo "instruído" com métodos tradicionais que nada contribuem para sua evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário