terça-feira, 10 de maio de 2011

ATIVIDADE 1.1

CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS

UNIDADE: TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA

ATIVIDADE: 1.1 – REFLEXÕES INICIAIS

TURMA: ITAÚ

TUTORA: KALIANDRA MARIA DA CONCEIÇÃO DE FREITAS MOTA

CURSISTAS: ELIÚDSON ALVES DE LIMA e EDUARDO ALVES DE LIMA


A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento

"Vivemos em uma sociedade da aprendizagem na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender"
Juan Ignácio Pozo

É com está frase que começamos a nossa reflexão. Uma verdade que todas as pessoas estão vivendo. A sociedade atual está exigindo, muito mais que somos capazes de oferecer ou absorver, mas não pela falta de acesso a informação, mas pela quantidade e qualidade das informações disponibilizadas, seja em qual for o tipo de mídia utilizada para isso.
Somos bombardeados de informação de uma maneira tão acelerada que fica difícil digerir corretamente cada uma delas.
Como professores não conseguimos acompanhar a evolução tecnológica e acabamos nos perdendo na gestão das informações. E em muitas situações o aluno não tem no professor o melhor orientador na sua aquisição de conhecimento como era há alguns anos atrás.
Da mesma forma o aluno não tem tempo necessário para interpretar e analisar uma informação e já deveria ter compreendido outra que acabou de ser comunicada e que está sendo substituída por outra mais atualizada.
Na escola do passado o professor era o principal divulgador de informações e a escola tinha essa responsabilidade. Hoje as novas tecnologias dão conta disso sozinhas. Estão disponíveis mais informações e em qualquer lugar e hora, portanto não temos nem capacidade e tempo disponível para isso.
O professor necessita mudar sua forma de ensinar e o aluno sua forma de aprender. Portanto o aluno e o professor necessitam ter condições de selecionar as informações que sejam necessárias para aquele momento e situação. Para seleciona-las precisa ser capaz de diferenciar o certo do incerto. Não aceitar nada como pronto e acabado. E poder construir sua verdade sobre o que está sendo apresentado no momento.
Nunca seremos capazes de absorver todos os conhecimentos, mas poderemos ser autônomos em nossas ideias. Desenvolver em senso crítico em que usar as tecnologias na sociedade e na escola não se torne um empecilho ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário