terça-feira, 10 de maio de 2011

ATIVIDADE 1.3

CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS

UNIDADE: TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA

ATIVIDADE: 1.3 - REFLEXÃO

TURMA: ITAÚ

TUTORA: KALIANDRA MARIA DA CONCEIÇÃO DE FREITAS MOTA

CURSISTAS: ELIÚDSON ALVES DE LIMA


Futuro da educação

Reflexão sobre a aprendizagem e análise da escola diante desse novo panorama da sociedade/tecnologia na escola.
Ponto de partida: vídeo com entrevista sobre o tema Educação e Tecnologia.

FUTURO DA EDUCAÇÃO

A educação e a tecnologia andam juntas atualmente. A adquirida na escola forma as bases para o desenvolvimento de cidadãos capazes de se adaptar ao novo. O futuro dessa mistura entre tecnologia e educação deixa muitas lacunas que iram sendo preenchidas conforme o tempo vai passando.
Um dos grandes “problemas” atualmente é a quantidade de informação que está disponível na rede, muito maior que a capacidade que o ser tem para absorver. Enquanto não formos preparados para selecionar, analisar e interpretar as informações, não conseguiremos aproveitar as facilidades e possibilidades presentes nas novas tecnologias e principalmente na internet, assim continuaremos ultrapassados em tudo.
E o professor é a principal vítima dessas dificuldades. Sobrecarregado de tarefas, não dispõem de tempo para se atualizar no mesmo ritmo em que as tecnologias são atualizadas. E agora pergunto: como a escola vai ensinar ao aluno a organizar o conhecimento se o próprio professor não consegue fazer isso? Assim como diz o entrevistado do vídeo os alunos carregam uma pesada mochila com livros e não aprendem a organizar as informações ao longo de sua vida escolar.
De todas essas informações, muitas não trazem nada de conteúdo construtivo que irá complementar algo ao longo de sua vida. A programação da televisão brasileira é um exemplo de conteúdo vazio. Em horários em que as crianças assistem não existe limite ou do que tem nada é informativo e construtivo que acrescente algo a vida da criança ou adolescente.
Portanto para a correta utilização das tecnologias os professores precisam ter acesso a cursos de qualificação constantemente. A escola deve ser capaz de articular as informações disponíveis nas novas tecnologias e deixar de ficar o ano letivo todo preso ao livro didático, que está tudo muito bem escrito, mas que o aluno não leva nada disso para si. Mas temos de ter consciência que fazer atividades diferentes em sala exige mais do professor e atualmente o sistema de ensino não permite isso ao profissional do magistério.
Entre os conteúdos possíveis e necessários para serem trabalhados nos cursos de qualificação poderiam ser citados: ensinar o professor a ter acesso às informações corretas e utilizar as metodologias adequadas para repassar informações aos alunos. O entrevistado falou em um ponto muito discutido, a diferença entre os sistemas de ensino. Para igualar o sistema de ensino, ao melhor manter o cidadão no mesmo nível de desenvolvimento o nível da educação precisa ser reequilibrado e permitir o acesso aos mesmos conteúdos e tecnologias.
Todas essas ideias de informação a novas tecnologias devem ser inseridas na vida tanto profissional como no ensino e havendo uma flexibilidade maior entre ambas, o aproveitamento ocorrerá naturalmente e ao longo da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário